Anúncios

Ticker

6/recent/ticker-posts

Anúncios

Dolby Vision some sem explicação em filmes e séries da Netflix no Brasil

 

Dolby Vision some sem explicação em filmes e séries da Netflix no Brasil

O recurso Dolby Vision não está disponível na Netflix no Brasil há alguns dias. Desde a metade desta semana, usuários têm reclamado nas redes sociais e até mesmo no site Reclame Aqui sobre a ausência dessa funcionalidade nas TVs compatíveis.

Em nossos testes, na redação do Mundo Conectado, constatamos também o não funcionamento em TVs da LG, mais especificamente os modelos B9, C9, C1, G1, G2 e G3. Há relatos ainda que TVs da TCL e da Philips, além do iPhone 15, também não mostram mais a opção.

Em alguns modelos, nem mesmo o Dolby Atmos está funcionando.

Estamos em contato com a Dolby e com a Netflix no Brasil e, assim que tivermos um posicionamento das empresas sobre o problema, atualizaremos essa notícia.

Play: Video

Entenda o problema

Desde o dia 18 de outubro, a Netflix não vem exibindo mais filmes e séries em Dolby Vision. Ao abrir algum filme que até então era compatível com a tecnologia, a TV mostra um selo HDR no topo direito.

Quando você acessa as configurações da TV, vai ver que ela está no modo padrão, não está no modo Dolby Vision, em qualquer variação de Dolby Vision. Dessa forma, não é só que ela não está mostrando o logo do Dolby Vision, mas sim que não está conseguindo usar o codec de imagem, o HDR dinâmico com metadados do Dolby Vision.

Onde foi parar o Dolby Vision?
Onde foi parar o Dolby Vision? Imagem: Mundo Conectado.

O que você perde

Isso acaba gerando um problema de qualidade de imagem já que com o HDR10, você tem um formato de HDR estático, com metadados estáticos. Ou seja, em um filme que tem 2 horas de duração, ele calcula uma única vez o brilho, contraste, cores e ajusta o HDR de uma única vez para todo o filme.

Já com o Dolby Vision, temos um HDR dinâmico com metadados, ajustado cena a cena, quadro a quadro. Isso resulta em um ajuste muito mais preciso de cores, brilho e contraste.

O Dolby Vision foi adotado pela Netflix desde 2016, e foi alardeado pela empresa como um diferencial em suas comunicações.

Ainda não se sabe se esse problema tem alguma ligação com o corte dos planos básicos, se isso é uma redução de custos, ou se é só um bug da plataforma.

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios

Anúncios